Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco é o concelho com mais respostas sociais para jovens e idosos - relatório

 O concelho de Castelo Branco é o que mais respostas sociais oferece na Beira Interior a jovens e idosos, segundo um relatório do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social .

 

  • Região
  • Publicado: 2010-02-15 11:43
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco
 O concelho de Castelo Branco é o que mais respostas sociais oferece na Beira Interior a jovens e idosos, segundo um relatório do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social .

O documento do ODES, estrutura sedeada na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, é baseado na última Carta Social do Ministério do Emprego e Segurança Social, relativa a 2008.

"Embora em vários itens Castelo Branco fique em primeiro, há outros em que a Covilhã se evidencia nos lugares de topo, por exemplo ao nível dos lares de terceira idade", disse à agência Lusa o coordenador do ODES, Pires Manso.

Sabugal, Fundão e Guarda são outros concelhos em destaque.

"A Carta Social é um documento importante, particularmente para alguns concelhos que têm problemas graves de desertificação e de envelhecimento da população", justificou.

Segundo o investigador, "é importante saber quais são as respostas dadas pela sociedade para o combate a este tipo de problemas de natureza social".

Castelo Branco lidera três dos seis itens em análise na Beira Interior. É o concelho com mais lugares em creches (880 lugares), mais vagas em centros de actividades ocupacionais (125) e tem ainda o maior número de vagas em lares residenciais entre os concelhos da Beira Interior, com um total de 113.

Ainda no que respeita às respostas aos idosos, o Fundão é o concelho que tem o maior número de lugares em centros de dia, com 846 vagas, enquanto em termos de Lares de Idosos o Sabugal destaca-se com 744 lugares.

Nos serviços de apoio domiciliário, o concelho da Guarda tem o maior número de lugares: 869.

No panorama nacional, "o distrito da Guarda consegue aparecer duas vezes em segundo lugar: em número de centros de dia e em número de serviços de apoio domiciliário", destacou Pires Manso.

Um "feito excecional", considera, tendo em conta que "o distrito de Lisboa está sempre em primeiro lugar em todas as rubricas, o que não admira dada a grande concentração de população neste distrito".

PUB

PUB

PUB

PUB