Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: João Lobo apresenta equipas candidatas às próximas eleições autárquicas

As listas do Partido Socialista à Câmara Municipal de Proença-a-Nova (Executivo e Assembleia Municipal) e às Assembleias de Freguesia foram apresentadas este sábado, 19 de agosto, pelo mandatário da candidatura António Gil Martins, exatamente um mês antes do arranque oficial da campanha para as eleições autárquicas de 1 de outubro de 2017.

  • Região
  • Publicado: 2017-08-22 08:07
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

As listas do Partido Socialista à Câmara Municipal de Proença-a-Nova (Executivo e Assembleia Municipal) e às Assembleias de Freguesia foram apresentadas este sábado, 19 de agosto, pelo mandatário da candidatura António Gil Martins, exatamente um mês antes do arranque oficial da campanha para as eleições autárquicas de 1 de outubro de 2017.

João Lobo, candidato à presidência da Câmara Municipal, agradeceu aos 140 elementos que compõem as diferentes listas o facto de terem aceite o convite e o desafio para os próximos quatro anos.

É exatamente pelas pessoas que aqui estamos”, referiu o candidato. “A nossa posição é serena, de trabalho e de muita convicção naquilo que acreditamos. Tenho plena convicção que o nosso projeto, pelas pessoas que temos connosco, será confirmado por todos os proencenses no dia 1 de outubro”, referiu.

No Executivo Municipal, João Lobo é acompanhado por João Manso, Margarida Cristóvão e Catarina Encarnação Dias, que já ocupam funções de vereação neste mandato, e ainda por Ricardo Pequito.

João Paulo Catarino, atual Coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, é candidato a presidente da Assembleia Municipal.

A nossa lista é claramente renovada, como se impõe, para garantir que temos juventude aliada à experiência que o concelho precisa”, referiu João Paulo Catarino, para quem a presença na Assembleia Municipal se impunha, pelo carinho que os proencenses sempre lhe dedicaram, mas também pela obrigação de ajudar a sua terra. “Sinto-o como obrigação por ser a minha terra e acima de tudo pela forma extraordinária como os proencenses entenderam a nossa mensagem e o nosso projeto, pela forma como se dirigem a nós e acreditam nas nossas capacidades”, salientou.

Nas Assembleias de Freguesia, Pedro Santo Lopes lidera a lista na União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, seguido por Jorge Cardoso, atual presidente; na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, é António Alberto Coelho, atual número dois, que se candidata a presidente numa lista renovada mas que prima pela continuidade do trabalho realizado;

António Laia Ribeiro apresenta-se como candidato à Junta de Freguesia de Montes da Senhora, com o lema “Montes da Senhora merece mais: dinamismo, dedicação e transparência”. Paulo Cardoso encabeça, pela segunda vez, a lista à Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval. “Há 12 anos fomos solicitados para este desafio e desde então conseguimos agregar aqueles que pensamos que, de facto, têm as melhores competências. A lista que apresentamos hoje é do Partido Socialista, mas muito mais importante que as ideologias partidárias são as pessoas”, referiu João Lobo que apresentou os oito objetivos principais que compõem parte do programa para este ciclo de quatro anos.

Essa estratégia está assente na luta insistente “contra a desertificação. A fixação de pessoas faz-se, de facto, com a empregabilidade e com as empresas que já temos hoje”. Segunda fase de expansão do Parque Empresarial de Proença-a-Nova, cluster florestal ou curso de reconversão de licenciados para a área tecnológica são algumas das medidas a implementar no âmbito da empregabilidade e inovação, aliados aos incentivos para a promoção da criação líquida de emprego, quer na contratação quer no apoio a equipamentos. Quanto à educação e formação, a aposta passa pelo programa + Ciência, em articulação com o Centro Ciência Viva da Floresta, a sala de aula do futuro ou a formação ao longo da vida. Na ação social e saúde, novas valências para a Unidade Móvel de Saúde e criação de um lar de idosos com serviços diferenciados de saúde.

Ao nível da cultura, património, história e arte, João Lobo destacou a aposta continuada no Campo Arqueológico Internacional e a futura Casa da Memória e da Cultura de Proença-a-Nova, um espaço dinâmico que contribuirá para uma maior atratividade do recém qualificado Largo da Devesa. Quanto à cooperação, diáspora, associativismo, juventude e desporto, foi destacado o trabalho desenvolvido junto das associações que têm, hoje em dia, “uma importância vital para o concelho de Proença-a-Nova pois geram mais comunidade”. A criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante e a página www.diasporaproencense.pt são apoio e veículo preferencial para articulação entre o Município e os seus emigrantes. O turismo continuará a ser basilar na estratégia de promoção do concelho que, na perspetiva do candidato João Lobo, terá sempre que ser feita em articulação com os concelhos vizinhos potenciando maiores redes de cooperação intermunicipal.

No âmbito do ambiente, ordenamento territorial e florestal, João Lobo apela a uma mudança de atitude relativamente à gestão florestal, já que são necessárias ferramentas para gerir de forma comum um território que é privado. “Sendo eleitos e já no próximo orçamento, será criada rúbrica orçamental com verba para se fazer a gestão de combustível nos perímetros urbanos e na rede primária definido no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, chamando também as associações a serem atores envolvidos neste processo”. No último ponto da estratégia elencada, infraestruturas e potencial energético, João Lobo referiu o projeto de ampliar o plano de regeneração urbana que está a ser implementado na sede do concelho, com investimento superior a três milhões e meio de euros, a outras localidades.

São estas as ideias para o futuro do concelho de Proença-a-Nova que João Lobo espera ver debatidas durante a campanha eleitoral e que tem a expetativa de serem confirmadas no dia 1 de outubro pelos proencenses. “É com grande convicção e força que contarão comigo sempre, porque unidos contruímos o futuro do nosso concelho”, conclui João Lobo.

No sábado, 26 de agosto, realiza-se a apresentação da lista à União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral no recinto de festas da Pedra do Altar, pelas 18h00.

No domingo, 27 de agosto, será apresenta a lista à Junta de Freguesia de Montes da Senhora, no Largo Sargento Paraquedista Chico Zé, a partir das 18h00. Serão igualmente apresentadas as linhas programáticas de cada lista.

PUB

PUB

PUB

PUB