Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Distrito de Castelo Branco sob 'aviso amarelo' no domingo porque temperatura máxima pode chegar aos 40 graus

As temperaturas em Portugal Continental registaram hoje “uma pequena subida”, mas vão voltar a subir no sábado, prevendo-se que domingo seja “o dia mais quente”, com valores de máxima a oscilar entre os 33 e os 40 graus Celsius.

  • Região
  • Publicado: 2017-08-17 20:02
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

As temperaturas em Portugal Continental registaram hoje “uma pequena subida”, mas vão voltar a subir no sábado, prevendo-se que domingo seja “o dia mais quente”, com valores de máxima a oscilar entre os 33 e os 40 graus Celsius.

“Este episódio não tem característica de onda de calor”, afirmou à agência Lusa, a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No dia de hoje verificou-se “uma pequena subida dos valores da temperatura máxima, de um modo geral em todo o território Continental”, indicou a técnica do IPMA, referindo que na sexta-feira não vai haver variação significativa dos valores da temperatura.

“Para os próximos dias prevê-se dias de céu pouco nublado ou limpo, no entanto ainda nebulosidade baixa e, eventualmente, neblinas e nevoeiros no litoral a norte do Cabo Raso e, eventualmente, até ao início da manhã [de sexta-feira] pode haver chuva fraca ou chuvisco na faixa costeira a norte do Cabo Raso”, informou a Maria João Frada.

Um dos parâmetros mais significativos do estado do tempo para os próximos dias é o vento que durante a tarde de hoje vai “soprar moderado no litoral Oeste e pode ser por vezes forte a sul do Cabo Carvoeiro e com rajadas que podem atingir os 60/65 quilómetros por hora”, avançou a meteorologista, precisando ainda que durante a tarde de hoje, de um modo geral em todo o território continental, o vento vai também “aumentar de intensidade e vai-se tornar por vezes moderado”.

Já no sábado e no domingo prevê-se “uma subida gradual de temperatura, quer dos valores da máxima, quer dos valores da mínima”, afirmou a técnica do IPMA.

“Os valores mais elevados da temperatura não ficaram apenas confinados às regiões do interior e serão também elevados nas regiões do litoral Norte e Centro e, assim, vamos chegar a domingo, que será em principio o dia mais quente, com valores de temperatura que oscilam sensivelmente entre os 33 e os 40 graus na generalidade do território com exceção da faixa costeira a sul do Cabo Espichel e também da costa sul do Algarve, onde os valores serão inferiores, com a temperatura máxima a variar sensivelmente entre os 27 e os 30 graus”, revelou a meteorologista Maria João Frada.

No âmbito da subida dos valores de temperatura em Portugal Continental, o IPMA colocou em aviso amarelo os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

“É provável que para o fim de semana os restantes distritos do interior também estejam sob aviso amarelo de tempo quente e também alguns distritos do litoral, nomeadamente do litoral Norte e Centro”, adiantou a técnica do IPMA.

De acordo com Maria João Frada, segunda-feira vai haver “uma quebra nas temperaturas”, uma vez que a massa de ar quente e seca do interior da Península Ibérica, que se vai verificar no sábado e no domingo, vai ser substituída por uma massa de ar mais fresca com trajeto marítimo.

“As temperaturas máximas que vão subir mais no sábado e no domingo no litoral Norte e Centro também vão sofrer uma descida na segunda-feira, especialmente no litoral Norte e Centro”, sublinhou a meteorologista.

O Governo vai declarar o estado de calamidade pública face à previsão do agravamento nos próximos dias do risco de incêndio, nos distritos do interior das regiões Centro e Norte e alguns concelhos do distrito de Beja e sotavento algarvio.

Numa nota às redações, o gabinete do chefe do executivo, António Costa, informa que face à previsão do agravamento, nos próximos dias, em particular no fim de semana, do risco de incêndio muito elevado e máximo, com especial incidência nos distritos do interior das regiões do Centro e Norte e alguns concelhos do distrito de Beja e sotavento algarvio, "o Governo, por despacho do primeiro-ministro e ministra da Administração Interna, vai declarar o estado de calamidade pública com efeitos preventivos naquelas zonas do território nacional".

PUB

PUB

PUB

PUB