Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Universidade da Beira Interior com novo provedor do estudante

A Universidade da Beira Interior (UBI) anunciou hoje que Júlio Manuel Cardoso Martins, docente da instituição, é o novo provedor do estudante nesta universidade sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

  • Educação
  • Publicado: 2018-10-12 18:53
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Universidade da Beira Interior (UBI) anunciou hoje que Júlio Manuel Cardoso Martins, docente da instituição, é o novo provedor do estudante nesta universidade sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Em nota de imprensa publicada na página oficial da internet, a UBI explica que o novo provedor é docente do departamento de Ciências do Desporto e que foi eleito na reunião do Conselho Geral da UBI, realizada na quarta-feira, substituindo assim Luís Lourenço, que desempenhou as mesmas funções durante dois mandatos.

"A candidatura surgiu na sequência de um percurso de vida que abrange várias funções como professor, autarca e de participação em projetos para a comunidade onde estavam envolvidos estudantes", é referido.

Citado na nota, o novo provedor mostra-se confiante no desempenho de funções: "Tenho uma experiência de quase 40 anos de ensino, que me permite, com alguma humildade, dizer que estou à vontade para compreender e defender as causas dos estudantes. A minha conduta pautou-se sempre por desenvolver estratégias pedagógicas de interação com os estudantes na compreensão dos problemas que iam surgindo no processo do ensino e da aprendizagem", salienta Júlio Martins.

Com um mandato de dois anos, que pode ser renovado uma vez, Júlio Martins tem como linhas estratégicas desenvolver uma intervenção ativa na arbitragem e mediação dos conflitos e na obtenção de soluções transversais à UBI.

Além da simplificação de processos e da redução da conflitualidade, pretende ainda "contribuir para a perceção de coesão da UBI", através de uma "uniformidade nos procedimentos que, sem anular as particularidades de cada faculdade, faz emergir um tratamento comum de problemas semelhantes".

Outra ideia para o mandato é definir uma atuação clara e transparente com a associação académica.

De acordo com a informação divulgada pela UBI, Júlio Martins também pretende "contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem" e pautar para que o estudante participe, coopere, tenha autonomia e seja ele o motor do desenvolvimento e da aprendizagem".

Na UBI, o provedor do estudante é eleito pelo Conselho Geral, sob proposta dos seus membros, desenvolvendo o cargo com autonomia e imparcialidade face aos órgãos e serviços da academia. Compete-lhe receber eventuais queixas e reclamações dos alunos, sobre as quais deverá elaborar relatórios contendo um parecer de recomendações a apresentar aos órgãos da UBI.

PUB

PUB

PUB

PUB