Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Alunos de Penamacor apurados para feira de empreendedorismo em Évora

Alunos de Restauração do Ensino Secundário Profissional do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) foram apurados para representar a escola e o Município de Penamacor numa Feira Regional da Junior Achievement Portugal (JAP), em Évora. 

  • Educação
  • Publicado: 2018-04-11 17:35
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Alunos de Restauração do Ensino Secundário Profissional do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) foram apurados para representar a escola e o Município de Penamacor numa Feira Regional da Junior Achievement Portugal (JAP), em Évora.

Nesta fase regional, os alunos irão apresentar uma ideia de negócio por eles desenvolvida no âmbito do projeto Educação para a Cidadania e Empreendedorismo, implementado pela Câmara Municipal de Penamacor, em parceria com a Associação de Jovens Empreendedores de Portugal (Junior Achievement Portugal) e com a colaboração do AERS.

O projeto Educação para a Cidadania e Empreendedorismo é uma iniciativa inserida no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar aplicada em sete turmas do ensino básico (desde o 1º ano até ao 9º) e uma turma do Ensino Secundário Profissional.

No ensino secundário profissional, foi aplicado o programa “A Empresa”, que consistiu na criação de uma ideia de negócio que foi submetida a uma candidatura para apresentação na Feira de Empreendedorismo da JAP, que decorrerá na Universidade de Évora, no dia 23 de abril de 2018. A ideia dos geobiscoitos (biscoitos em forma de seixos rolados) surgiu há cerca de três anos, com um projeto desenvolvido pelos alunos de Restauração do AERS para o Geopark Naturtejo. Agora, no âmbito deste projeto, decidiu-se pegar nessa ideia e potenciá-la, tendo sido garantida a presença neste evento. Os apurados nas fases regionais, seguirão, depois, para uma Feira Nacional, que decorrerá em Lisboa.

Já para os jovens dos 1º ao 3º ciclos, a aventura terminou este período escolar, sendo que foi realizado um conjunto de atividades formativas com o objetivo de ajudar os alunos do concelho a melhorar o seu desempenho escolar, a desenvolver a sua formação cívica e empreendedora, a perceberem a relação que a escola tem com mundo do trabalho, desenvolvendo assim a importância da escola para o dia-a-dia das suas vidas.

Estas sessões foram dinamizadas por voluntários da comunidade, que representam empresas do concelho, tais como o Município de Penamacor, a Euromel, a Empresa Frutos Vermelhos, a Adraces e o Instituto Pina Ferraz, e que foram à sala de aula aplicar os programas educativos, permitindo aos alunos o contacto com profissionais com experiência real e comprovada no mundo empresarial. Estas sessões decorreram na componente letiva de Educação para a Cidadania.

O programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo integra o projeto Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, liderado pela CIMBB - Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa,em parceria com os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão, sendo cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

PUB

PUB

PUB

PUB