Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Eleitas as Escolas e deputados que representam o distrito na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens

Já foram escolhidos os representantes do distrito para a Sessão Nacional que vai ter lugar na Assembleia da Republica, dias 14 e 15 de abril.

  • Educação
  • Publicado: 2018-03-24 06:39
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Já foram escolhidos os representantes do distrito para a Sessão Nacional que vai ter lugar na Assembleia da Republica, dias 14 e 15 de abril.

A mesa da sessão de abertura contou com a presença do Deputado da Assembleia da República, João Marques, em representação dos Serviços da Direção Regional de Educação do Centro, Conceição Santos, a representante da Câmara Municipal de Castelo Branco, Maria José Batista, a Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão, e da jovem Presidente da Sessão, Mariana Caetano, da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco.

Na sessão, cujo tema foi "Igualdade de Género – Um debate para tod@s", estiveram presentes 15 escolas (45 deputados efetivos e 15 suplentes), tendo eleito para representarem o Círculo de Castelo Branco na Sessão Nacional, as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:

Escola Secundária Campos de Melo, da Covilhã Deputados:  André Robalo | João Bernardo Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco Deputados:  João Patrício | Beatriz Santos Escola Secundária do Fundão Deputados:  Pedro Caniço | João Silveira 

 

A Escola Secundária Nuno Álvares, de Castelo Branco e a Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte foram eleitas como suplentes.

Foi, ainda, eleito como Porta-voz do círculo eleitoral o deputado Pedro Caniço, da Escola Secundária do Fundão. O Projeto de Recomendação mais votado, sobre o qual recaiu a discussão na especialidade, foi o da Escola Secundária do Fundão.

O tema proposto em nome do Círculo de Castelo Branco à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo foi: “Homofobia e Transfobia”.

No Distrito de Castelo Branco o Programa Parlamento dos Jovens envolveu em todas as suas fases 16 escolas, 320 alunos, 4.460 eleitores inscritos,   2.308 votantes, 32 listas e 79 turmas. 

A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pela Presidente, Mariana Caetano, da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco, pela Vice-Presidente, Sofia Pinto, da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte e por Joana Silva, da Escola Secundária da Sertã, que foi a Secretária.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

A Assembleia da República, através da Equipa Parlamento dos Jovens, assegura a coordenação geral da execução do programa, em parceria com outras entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O Parlamento do Jovens tem por objectivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.

PUB

PUB

PUB

PUB