“Portugal by Beira Baixa” Nova marca tem como objetivo reforçar a competitividade regional

A Herdade da Urgueira, em Perais (Vila Velha de Ródão), recebeu na última quarta feira, dia 05 de Setembro, o evento de lançamento da marca coletiva ‘Portugal by Beira Baixa’, uma iniciativa conjunta que resulta do projeto BBFoods, dinamizado pela AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, a APABI – Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior, a MELTAGUS – Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional e a APQDCB – Associação dos Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco.

  • Economia
  • Publicado: 2018-09-12 09:45
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Herdade da Urgueira, em Perais (Vila Velha de Ródão), recebeu na última quarta feira, dia 05 de Setembro, o evento de lançamento da marca coletiva ‘Portugal by Beira Baixa’, uma iniciativa conjunta que resulta do projeto BBFoods, dinamizado pela AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, a APABI – Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior, a MELTAGUS – Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional e a APQDCB – Associação dos Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco.

A iniciativa desenvolvida ao abrigo do Centro 2020, visa reforçar a competitividade regional e a dinâmica empresarial, através de uma estratégia agregadora de sinergias, visando a promoção de produtos de excelência da fileira agroalimentar produzidos na região da Beira Baixa, nos mercados internacionais, sob uma identidade coletiva – “Portugal by Beira Baixa” -, alocada à marca e identidade dos produtores.

Estiveram presentes no evento os 19 produtores associados à marca ‘Portugal by Beira Baixa’ e diversas entidades e forças vivas da região, que unidos com profissionais de cozinha, comunicação, e design pretendem consolidar a marca e posicioná-la num patamar de excelência, credibilidade, eficiência, coesão territorial e sustentabilidade futura.

A organização contou ainda com a presença de opinion makers/bloggers provenientes de França (mercado alvo do projeto) e da revista ‘Evasões’, uma oportunidade para dar a conhecer o território e a excelência dos produtos agroalimentares da Beira Baixa, selecionados e associados à marca e provenientes de várias fileiras: Queijo, Azeite, Mel, Enchidos, Doces e Compotas, Frutos Secos e Silvestres e as Ervas Aromáticas.

O jantar de apresentação fez parte de um programa de dois dias, marcadamente promocional, centrado na marca, nos produtos e no território, dirigido aos jornalistas estrangeiros e nacionais convidados pelo projeto. Nesta ação de charme, os convidados tiveram a oportunidade de degustar combinações gastronómicas inovadoras e improváveis, com os produtos da marca, preparadas pelos Chef´s Mário Rui (ESGIN/IPCB) e João Mateus (Herdade da Urgueira).

Incluiu ainda a apresentação da plataforma digital da Marca – www.portugalbybeirabaixa.pt – e um roteiro pelo território, proporcionando experiências gastronómicas focadas nos produtos da marca e visitas guiadas de cariz cultural e paisagístico por uma das regiões mais ricas, genuínas e interessantes de Portugal: A Beira Baixa.

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