Castelo Branco: Feira do Porco e dos Enchidos em Tinalhas valoriza produtos e tradições

A freguesia de Tinalhas recebe no próximo fim de semana a "Feira do porco e dos enchidos". Este é mais um certame que este ano aparece de forma diferente, pois começou por ser uma matança do porco e para que integre a estratégia da autarquia este ano apresenta-se com algumas novidades.

  • Economia
  • Publicado: 2018-04-25 19:19
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A freguesia de Tinalhas recebe no próximo fim de semana a "Feira do porco e dos enchidos".

Este é mais um certame que este ano aparece de forma diferente, pois começou por ser uma matança do porco e para que integre a estratégia da autarquia este ano apresenta-se com algumas novidades.

Na apresentação do evento, Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco, afirmou que o objetivo, "é destacar aquilo que está associado à matança do porco, nomeadamente  a forma de fazer os enchidos".

"Continuamos a centrar-nos naquilo que temos de melhor, os nossos produtos, e a valorização das nossas tradições, também numa perspectiva de promoção do território" afirmou o autarca.

José Carlos Dé, Presidente da Junta de Freguesia de Tinalhas, explicou na ocasião que o certame vai contar com 29 expositores, que apresentam desde os produtos regionais ao artesanato.

A gastronomia, afirmou, "está muito presente com pratos como o ensopado de javali, chanfana, papas de carolo, arroz doce, iguarias que se fazem muito na freguesia" afirmou José Carlos Dé.

O autarca destacou no programa alguns momentos que vão mostrar aos visitantes a importância que o porco tinha na economia familiar, e como a matança era importante para a alimentação familiar, pois além da carne, eram também feitos os enchidos, para todo o ano. "Vamos ter uma demostração de como se fazem os enchidos, no sábado à tarde"

Além da cultura e gastronomia a feira inclui também o desporto, com a realização no domingo do Passeio Pedestre " A Rota das Cruzes e Cruzeiros" e o Passeio de Motas e Motorizadas.

José Carlos Dé diz que este certame é importante para a economia da freguesia, e que ano após ano tem vindo a crescer, "temos conseguido nesta data trazer muitos tinalhenses que estão fora, não só da região, mas também do país".

PUB

PUB

PUB

PUB