Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Feira do Queijo de Alcains decorre no fim de semana com 52 expositores

A Feira do Queijo de Alcains, que decorre de sexta-feira a domingo, conta este ano com 52 expositores, dos quais nove são produtores de queijo da região.

  • Economia
  • Publicado: 2018-03-20 16:58
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Feira do Queijo de Alcains, que decorre de sexta-feira a domingo, conta este ano com 52 expositores, dos quais nove são produtores de queijo da região.

"Esta feira é mais uma iniciativa que apresenta algumas novidades no âmbito da reorganização que a autarquia está a efetuar na realização deste tipo de atividades. A Feira do Queijo representa mais uma ação da câmara para a valorização dos produtos endógenos", explicou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

O autarca, que falava numa conferência de imprensa para apresentação da 13.ª edição da Feira do Queijo de Alcains, realçou a tradição e a história que a vila tem na produção de queijo.

"Todos sabemos a tradição e a história da produção de queijo em Alcains. É essa tradição e história que devemos também valorizar. Ao valorizarmos a tradição, estamos também a valorizar e a dinamizar a vila de Alcains", sustentou.

Luís Correia sublinhou que este é um evento "já por si forte" e que tem ajudado a dinamizar a vila de Alcains, a segunda maior freguesia do concelho de Castelo Branco.

Contudo, adiantou que a reorganização que o município está a efetuar neste tipo de eventos surge no sentido de valorizar mais as atividades tradicionais, neste caso, na produção do queijo e a pastorícia.

"Além de dar uma oportunidade aos que trabalham no setor, queremos também mostrar aos jovens que há futuro e a possibilidade de investimento nestas atividades", frisou.

Neste âmbito, realçou o envolvimento do Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA) no certame, cuja organização está a cargo da Câmara de Castelo Branco e da junta de freguesia de Alcains.

"O CATAA está também envolvido no certame e está sempre disponível para dar o seu apoio", disse.

Já o presidente da junta de freguesia de Alcains, Mário Rosa, disse que a 13.ª edição do certame vai mudar de localização e as atividades vão desenvolver-se não só num pavilhão, como acontecia há alguns anos, mas em vários.

"Estou convencido de que esta edição da feira vai superar todas as outras já realizadas. Temos 52 expositores, entre eles estão nove produtores de queijo da região. Os restantes são também produtores do nosso concelho, além de termos também representado o artesanato", disse.

Durante os três dias do certame, cuja inauguração decorre na sexta-feira, às 18:30, os visitantes podem usufruir de três restaurantes e um bar.

No sábado, a feira abre às 09:30, sendo que a essa hora inicia-se também o passeio de tratores, que conta já com duas dezenas de inscrições.

Durante todo o dia, haverá animação de rua, produção ao vivo de queijo e de requeijão, uma demonstração de tosquia de ovelhas, entre outras atividades.

No último dia, domingo, às 09:00, decorre o passeio pedestre "Rota das Leiteiras" e, uma hora depois, inicia-se o passeio de motas antigas.

PUB

PUB

PUB

PUB