Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Estudo: Distrito de Castelo Branco apresenta a pior avaliação da economia

Quase dois em cada três empresários portugueses aconselham a criação de novos negócios, quando em 2015 era menos de metade, de acordo com um estudo nacional de competitividade regional da Zaask.

  • Economia
  • Publicado: 2017-04-19 15:24
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Quase dois em cada três empresários portugueses aconselham a criação de novos negócios, quando em 2015 era menos de metade, de acordo com um estudo nacional de competitividade regional da Zaask.

O documento, denominado 'Estudo Nacional de Competitividade Regional' referente a 2016, indica que 63% dos empresários portugueses inquiridos aconselha “o lançamento de um novo negócio, em contraste com os 49% no ano anterior [2015]”.

No que respeita à evolução da economia portuguesa, os empresários destacaram uma “melhoria significativa” nos diferentes distritos do país, no entanto, apontam a dificuldade de recrutamento de trabalhadores (32% em 2016, contra 37% em 2015).

“Apenas 15% dos empresários portugueses encara esta tarefa [de recrutamento] com facilidade”, conclui o inquérito da Zaask, feito pelo segundo ano consecutivo e em colaboração com o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa.

Este estudo contou com 1.590 respostas, das quais mais de metade (83%), ou seja, 1.321 correspondem a empresas a operar em território português (micro, pequenas e médias empresas) e 269 (17%) em Espanha.

“A distribuição das respostas por distrito/zona é muito assimétrica: em Portugal, Lisboa, Porto e Setúbal, e em Espanha, a Comunidade de Madrid são os distritos/zonas com maior número de respostas ao inquérito”, refere.

No caso dos empresários espanhóis, o inquérito conclui que estes são “mais cautelosos” que os portugueses no que respeita a aconselharem a criação de novos negócios, pois apenas 45% incitam a fazê-lo.

O estudo revela também que a maioria dos empresários portugueses (56%) classifica a situação financeira da sua empresa como razoável, situação que melhorou face aos 53% que deram a mesma resposta no ano precedente.

Paralelamente, o estudo permitiu identificar uma redução do número de empresários portugueses que consideram a sua situação financeira de má ou muito má, tendo passado dos 37% de 2015 para os 29% em 2016.

Em termos de distritos, Portalegre e Viana do Castelo são aqueles em que os inquiridos indicam que há uma maior facilidade em contratar trabalhadores.

Já Bragança surge como o distrito que apresenta a melhor avaliação em termos da situação financeira das empresas e, consequentemente, da economia do distrito, em oposição a Faro e a Castelo Branco, que apresentam os piores respetivamente.

A Madeira e os Açores surgem como sendo as regiões que melhor conhecem a existência de ações de formação e de programas de ‘networking’, sendo também a Madeira uma das regiões com maior acompanhamento, a este nível, por parte das entidades locais.

No caso de Lisboa, quando comparada com o Porto, apresenta melhores resultados em termos de acompanhamento, recrutamento, programas de formação e ‘networking’.

No entanto, o estudo permite concluir que Lisboa, face ao Porto, denota piores resultados financeiros das empresas e um maior pessimismo face à evolução da situação económica das empresas e do distrito.

Conheça o estudo aqui , https://www.zaask.pt/regiao-centro/castelo-branco

PUB

PUB

PUB

PUB