


A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco e a ZakiGym – União Ginástica Albicastrense participaram na Prova de Ginástica Rítmica Special Olympics Portugal, que decorreu no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.
O evento reuniu cerca de 30 ginastas representantes da APPACDM de Castelo Branco/Zakigym, Sporting Clube de Portugal, Colégio Eduardo Claparède e Quinta Essência.
A comitiva albicastrense foi composta pelas ginastas Beatriz Rodrigues, Beatriz Romoaldo, Ana Melissa Andrade, Maria Fernandes e Carla Marujo, acompanhadas tecnicamente por Margarida Gonçalves, Mariana Silva e Pedro Pires.
Em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio do divisioning utilizado pelo movimento Special Olympics, para agrupar os atletas de forma justa. Na ginástica rítmica, os participantes são distribuídos em grupos tendo em conta a idade e, sobretudo, o nível de habilidade demonstrado. O objetivo é garantir que cada atleta compete com outras de capacidades semelhantes, promovendo equidade, segurança e oportunidades reais de sucesso para todos. Na ginástica rítmica no Special Olympics o nível 4 é o mais avançado e o nível 1 o inicial.
A nível classificativo individual, todas a atletas da APPACDM de Castelo Branco/ Zakigym ficaram enquadradas no nível 1. Em termos individuais, na série 2 do aparelho bola, Beatriz Romoaldo conquistou o 1.º lugar, enquanto Maria Fernandes alcançou o 3.º posto. Por sua vez, a atleta Carla Marujo o 4.º e Ana Melissa o 5.º. Já na série 1 do mesmo aparelho Beatriz Rodrigues classificou-se em 4.º lugar. No aparelho arco a ginasta Maria Fernandes terminou em 3.º lugar, seguindo-se Beatriz Rodrigues em 5.º, Carla Marujo em 6.º e Ana Melissa em 8.º. Nas maças a atleta Beatriz Romoaldo arrecadou a medalha de bronze, ao passo que Maria Fernandes obteve o 4.º lugar e Beatriz Rodrigues o 5.º.
Na vertente coletiva o grupo albicastrense constituído por Beatriz Rodrigues, Beatriz Romoaldo, Maria Fernandes e Carla Marujo efetuaram a coreografia com o aparelho bola que lhes valeu a medalha de bronze.
O evento terminou com a tradicional coreografia geral que reuniu todas as participantes, num ambiente de alegria, inclusão e espírito de equipa, valores característicos do movimento Special Olympics.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet