Região Centro: Produtores de Queijo DOP com estratégia de rejuvenescimento e inovação em tempo de pandemia

Apesar das restrições vividas devido à atual pandemia, o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro não abrandou e foram dinamizadas ações integradas, disruptivas de caráter inovador na Fileira do Queijo da Região Centro, com vista a dar um contributo fundamental para a valorização económica de um importante recurso endógeno existente nesta Região, o Queijo com a qualificação de Denominação de Origem Protegida (DOP). 

  • Economia
  • Publicado: 2021-03-08 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, ao nível da qualificação e mesmo durante a crise pandémica, algumas queijarias das áreas geográficas de produção das DOP Beira Baixa e Serra da Estrela decidiram dar início ao processo de qualificação dos seus queijos. Na Beira Baixa por exemplo, em 2019, existiam 5 operadores a usar DOP, hoje são 7 os operadores autorizados e mais 4 estão em período de aprovação. Também na Serra da Estrela, em plena Pandemia, surgiu uma nova Queijaria em Fornos de Algodres que está atualmente a produzir Queijo Serra da Estrela DOP.

A parceria do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro manteve firme a vontade de apoiar e impulsionar a fileira dando continuidade à dinamização de diversas iniciativas. É o caso da atribuição dos prémios Vale Pastor e Pastor+ no valor total de 355 mil euros para impulsionar a produção de leite nas 3 regiões DOP da região Centro. 

A rota digital será lançada no site oficial do projeto, (http://www.queijoscentrodeportugal.pt) dá a conhecer algumas das queijarias produtoras de queijo com DOP da Região Centro, os seus dados de contacto e localização. 

Foram ainda concretizadas a ação formativa “Escola de Queijeiros”, para captação de novos atores na produção de Queijo com qualificação DOP em toda a Região, e ainda o Banco de Terras para pastores na área geográfica de produção do Queijo Serra da Estrela DOP com vista ao incremento da atividade a ajuda à fixação de população ao território.

Em curso, e com o mesmo objetivo, será também implementado o Banco de Terras nas áreas de produção do Queijo Beira Baixa DOP e Queijo Rabaçal DOP.

O Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro é um "Projeto cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

PUB

PUB

PUB

PUB