Diário Digital Castelo Branco - Rede judaica portuguesa lança vídeo promocional em Israel Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Rede judaica portuguesa lança vídeo promocional em Israel

A Rede de Judiarias de Portugal (RJP) lançou hoje em Telavive, Israel, um novo vídeo promocional que visa atrair mais turistas para os concelhos portugueses que estão a desenvolver projetos ligados à cultura judaica.

  • Mundo
  • Publicado: 2017-02-07 18:07
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Rede de Judiarias de Portugal (RJP) lançou hoje em Telavive, Israel, um novo vídeo promocional que visa atrair mais turistas para os concelhos portugueses que estão a desenvolver projetos ligados à cultura judaica.

"Queremos que seja mais um cartão-de-visita do nosso património judaico, que dê a conhecer a herança que os judeus sefarditas deixaram em Portugal, bem tudo o que tem sido feito no sentido de preservar e divulgar essa herança", disse em declarações à agência Lusa o presidente da RJP, António Dias Rocha.

O vídeo foi realizado no âmbito do projeto "Rotas de Sefarad - Valorização da Identidade Judaica Portuguesa", tendo sido apresentado hoje, pela primeira vez, durante a abertura da Feira Internacional do Turismo do Mediterrâneo (IMTM), que decorre até quarta-feira e na qual a RJP marca presença.

A comitiva portuguesa integra autarcas dos municípios de Belmonte, Tomar, Alenquer e Sabugal, bem como elementos da Comunidade Judaica de Belmonte e ainda empresários e representantes hoteleiros, que aproveitam esta oportunidade para estabelecerem contactos com o mercado israelita, designadamente com turistas e operadores turísticos.

Entre o material que podem mostrar aos interessados está o vídeo promocional realizado pela RJP, que está já legendado em hebraico e inglês.

"É uma ferramenta que deverá apresentar a nossa oferta patrimonial, cultural e religiosa a todos o interessados na cultura judaica e com especial incidência para Israel, uma vez que este é um mercado que está em forte expansão e que tem contribuído muito para dinamizar o turismo em Portugal e em particular nos municípios que integram a RJP", acrescentou António Dias Rocha, que também preside a Câmara Municipal de Belmonte.

Marco Baptista, agente dinamizador da RJP, explicou ainda que o vídeo será agora distribuído por operadores turísticos de vários países com uma forte implementação judaica, nomeadamente Israel, Estados Unidos da América, França, Inglaterra e Noruega.

Em abril, o vídeo será apresentado na Noruega no âmbito da cerimónia de encerramento do projeto "Rotas de Sefarad".

O projeto "Rotas de Sefarad" tem um financiamento global de quase cinco milhões de euros e é financiado em 85% pela Islândia, Listenstaine e Noruega, no âmbito do Espaço Económico Europeu Grants, e em 15% pelo Estado português.

A RJP foi criada em 2011 e tem sede em Belmonte, vila do distrito de Castelo Branco onde se encontra uma das mais antigas comunidades judaicas do país.

Atualmente esta rede integra 37 municípios de todo o país, cinco entidades e duas comunidades.