Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Intercâmbio juntou crianças de Portugal e Espanha

A última sexta-feira foi um dia diferente para 120 crianças do primeiro ciclo que participaram no intercambio Portugal/Espanha, primeira iniciativa do género organizada na região centro.

  • Região
  • Publicado: 2013-02-24 09:24
  • Autor: Cristina Valente

 A última sexta-feira foi um dia diferente para 120 crianças do primeiro ciclo que participaram no intercambio Portugal/Espanha, primeira iniciativa do género organizada na região centro.

O programa REALCE desenvolvido pelas escolas de Castelo Branco, João Roiz, Afonso de Paiva e Cidade de Castelo Branco, reuniu crianças do 1º ciclo num dia de convívio, partilha e conhecimento.

A importância da atividade, partilha e conhecimento de outras culturas foi um dos aspetos destacado pelos responsáveis do projeto.

“Vocês, crianças, farão parte de uma geração, que vai viver e conviver com uma grande mobilidade ao nível dos países da europa” afirmou Carlos Almeida diretor do Agrupamento João Roiz.

Atentas a este fenómeno da mobilidade as escolas estão a dar cada vez mais importâncias aos intercâmbios com outros países, “temos que conhecer outras culturas, outras línguas, mas também temos que dar a conhecer o que é nosso” afirmou o responsável.

Também Pilar Pérez delegada Provincial de Educación de Cáceres, destacou a importância do evento, “consideramos muito importante para a formação das nossas crianças a aprendizagem de várias línguas, e o conhecimento de outras culturas” e na província de Cáceres o ensino do Português tem sido uma das apostas dos responsáveis de educação.

A iniciativa teve o apoio da autarquia local, que tem como presidente um homem que há muito tempo promove o intercâmbio e as relações transfronteiriças, foi isso mesmo que testemunhou Joaquim Morão, “é por aqui que se começa, devemos incentivar as nossas crianças a cooperar a conhecer os outros, por isso considero este intercambio um passo muito importante e uma iniciativa que considero do maior interesse e importância”.

Durante todo o dia as crianças portuguesas mostraram aos seus colegas a sua cidade e partilharam experiências e mostram algumas representações preparadas para o efeito.

PUB

PUB

PUB

PUB