Castelo Branco com Festival Literário de regresso

A 2.ª edição do Festival Literário de Castelo Branco (FLCB) decorre entre nos dias 5 a 7 de fevereiro e leva duas dezenas de escritores e ilustradores às escolas do concelho. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castelo Branco.

  • Região
  • Publicado: 2014-01-24 07:25
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A 2.ª edição do Festival Literário de Castelo Branco (FLCB) decorre entre nos dias 5 a 7 de fevereiro e leva duas dezenas de escritores e ilustradores às escolas do concelho. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Afonso Cruz, André Letria, António Torrado, Daniel Oliveira, Fernando Dacosta e Maria João Lopo de Carvalho são alguns dos autores presentes no Festival, dividindo-se entre visitas a escolas e debates noturnos na Biblioteca Municipal e no Cine-teatro Avenida. A eles junta-se, ainda, um leque muito representativo de autores albicastrenses, como Carlos Correia, Florentino Beirão, Gonçalo Salvado ou João Teixeira.

«O balanço muito positivo da primeira edição do Festival Literário de Castelo Branco tornou a sua continuidade um imperativo. A importância do contacto dos nossos alunos com os principais cultores da língua e literatura portuguesas pode e deve ser uma inspiração», sublinha o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia. Convidar os albicastrenses a refletirem sobre o mundo e a sociedade é outra das apostas da programação do FLCB. «Acreditamos que a literatura é uma das formas mais poderosas de promover a discussão sobre o nosso papel enquanto indivíduos e comunidade. Trazer algumas das vozes que vão produzindo pensamento sobre os grandes temas como o amor, a identidade ou a memória é fundamental para estimular um tecido social que se quer vivo e dinâmico», acrescenta o autarca.

Para o comissário do evento, José Pires, o FLCB volta a trazer um leque dos melhores escritores portugueses da atualidade. «Ninguém pode questionar o trabalho épico feito por autores como António Torrado, Margarida Fonseca Santos ou André Letria junto dos mais novos. Muitos dos bons leitores portugueses tomaram contacto com o livro através das obras destes autores. Mas não nos podemos esquecer também a força e qualidade de autores como Afonso Cruz ou Maria João Lopo de Carvalho. Por fim, uma palavra para a presença de um escritor-revelação de enorme talento, que fará a sua estreia nestas lides, em Castelo Branco: Daniel Oliveira.»

Esta 2.ª edição do FLCB passará por todos os agrupamentos escolares do concelho, proporcionando conversas animadas de alunos de todos os ciclos de escolaridade com escritores e ilustradores sobre as suas diferentes oficinas de criação, os universos literários que percorrem e a importância da leitura na abertura de portas para outros mundos.

O tema comum a todas as sessões nas escolas intitula-se "Escrever é um ato de rebeldia".

O 2.º Festival Literário de Castelo Branco inicia-se na vila de Alcains, no dia 05 de fevereiro, pelas 21h00, e tem como convidados Florentino Beirão, Maria João Lopo de Carvalho e Maria Manuel Viana.

No dia 06 de fevereiro, juntam-se André Letria, António Torrado e Fernando Dacosta, pelas 21h00, no Cine-Teatro Avenida.

A última sessão decorre no dia 07 de fevereiro, pelas 21h00, no Cine-Teatro Avenida, e junta Afonso Cruz, Daniel Oliveira e Fernando Paulouro.

Tal como no ano passado, todas as sessões são antecedidas de um momento cultural.

PUB

PUB

PUB

PUB